sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Entrevista com o Professor e Coordenador pedagógico da Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima

Coordenador Pedagógico


A) Quais as atribuições da coordenação pedagógica na escola no que se refere o acompanhamento da prática docente?
 Orientar o professor dentro das dificuldades que ele se encontra referente a cada realidade de sala de aula.
B) Projeto-Político Pedagógico
·         A Escola possui PPP atualizado?         () Sim       (   ) Não
·         Ano de criação: (2009/2010)
·         Quem participou de sua elaboração?

A coordenação pedagógica junto com o corpo docente e a direção da escola com a participação de alguns alunos e pais da comunidade.
 
C) Existe na escola alguma ação relacionada à formação continuada dos professores? Caso tenha, explicite-os.
Sim, a escola oferece cursos como: Relações Humanas, O Afro-Descendente e outros para que os professores possam utilizar de alguma forma em sala de aula.

D) A coordenação pedagógica acompanha, orienta e avalia o plano de disciplina e de aula dos professores da escola? Com que freqüência?
Sim, o professor entrega para a coordenação os planos de aula durante a semana.
E) A escola tem infra-estrutura e corpo técnico-pedagógico especializado para recepcionar e garantir o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais?
Sim, agora em 2010 foram feitas várias reformas na escola para garantir o acesso e permanência desses alunos.
F) A escola tem iniciativas que visam o reforço escolar dos alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem? Quais.
Sim, a escola hoje trabalha com o projeto mais educação oferendo à esses alunos aulas diferenciadas como: dança, artes, matemática, letramento, etc.
 
Professora da  Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima
A) Professor (a) você tem o acompanhamento da coordenação pedagógica lhe apoiar no momento de planejamento?
Sim, como trabalhamos com a interdisciplinariedade no ensino médio inovador, o coordenador está sempre presente auxiliando todas as decições e atividades desenvolvidas pelos professores.
B) Projeto-Político Pedagógico
·         Você conhece o PPP da Escola?         (   ) Sim       (  x ) Não
·         Você participou da elaboração?
Não participei, pois o mesmo quando cheguei já estava pronto e é o meu primeiro ano nesta escola.
C) Quais são os instrumentos avaliativos utilizados para diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa/Literatura?
Assinuidade, compromisso, resolução das atividades, apresentações, criatividade, entonação, etc.
 
D) Relação Professor e Aluno
·         Quais são as principais dificuldades para realizar o seu trabalho em sala de aula? Os alunos colaboram para consolidar um processo de ensino e aprendizagem significativo? Explique.
Em partes, pois o maoir inimigo hoje do ensino aprendizagem chama-se celular, maquiagem, mp3, etc. Esses aparelhos que os alunos levam para a sala de aula dificulta bastante o processo de ensino-aprendizagem.
 
E) Você, Professor (a), participa de iniciativas que visam o reforço escolar dos alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem? Quais.
Sim, procuro estar sempre me atualizando sobre o que eles gostam de assistir, de ouvir e tento transformar isso em atividades para leitura e interpretação, acho que ajuda bastante na escrita e na gráfica dos mesmos.

F) Professor (a) ao avaliar o funcionamento da escola na relação existente entre Educadores, Coordenação Pedagógica, Diretoria e funcionários, emita um breve e objetivo parecer, pontuando se são necessárias mudanças ou não.
Sim, acredito que a escola tem uma equipe fantástica, só precisa de uma reforma, de uma equipe para apoio e se necessário muitas palestras com assistentes sociais e psicologos e policiamento. Aqui seria eficaz pois temos problemas de pedofilia em frente à escola.
G) A Gestão da escola incentiva e propõe oficinas/cursos de formação continuada ao corpo docente da escola? Enfatize as causas da importância da Formação Continuada para o seu fazer em sala de aula. 
É sempre bom estar atualizado, a escola dar seu melhor. O grande problema é que só é para os efetivos, como eu e muitos somos do contrato administrativo não há tantas vagas.
 
 
 

2 comentários:

  1. Este é um grande desafio ainda tornar o PPP de fato fonte de participação de toda comunidade em prol de uma qualidade e uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir