sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Relatório Teórico-Prático - Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do Espaço Escolar


APRESENTAÇÃO
O Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do Espaço Escolar realizado sob a orientação da Professora Danielle Dias, ocorreu no segundo semestre de 2010 entre os dias 20 a 27 de outubro de 2010, na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, realizada nas turmas 121 e 122, do Ensino Médio, turmas composta por 34 (trinta e quatro) alunos cada. Durante as semanas realizou-se a observação da estrutura escolar, aplicação da entrevista à Coordenação Pedagógica e à Professora, análise dos documentos da Escola (PPP, PDE, Plano de Aula, Livros Didáticos) e participação do Evento da Escola.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: RECONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR


RELATÓRIO TÉORICO- PRÁTICO

A Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima foi fundada em abril de 1991 e desde lá busca fornecer uma educação de qualidade para os cidadãos santanenses. Durante um período teve como anexo a Escola Estadual São João, onde se iniciou a implementação do ensino médio.
A Escola Walcy, passou por duas reformas estruturais, sendo que na última a estrutura física aumentou, houve uma expansão na quadra de esportes, a introdução de uma horta e as salas receberam ar-condicionado.
O primeiro dia de observação realizou-se no dia 20 (vinte) de outubro de 2010, no qual foi observada a aula ministrada pela Professora, sobre o assunto “Funções da Linguagem”.
Também no dia 20 fizemos a aplicação da entrevista à coordenadora pedagógica e à professora. Neste mesmo dia, só que no período da tarde, participamos da reunião para a organização do evento Projeto PACCE onde ficou definido o período da sua realização que será 10/11 e 12 de novembro de 2010, e ficou decidido que no dia 22 de outubro de 2010 os alunos confeccionariam os trabalhos para exposição.
Já no dia 22 (vinte e dois) de outubro de 2010, houve a Oficina de Aprendizagem que é onde os alunos confeccionam e organizam trabalhos que serão realizados/expostos nos projetos realizados pela escola. Alguns dos principais projetos da escola são: o PACCE (Projeto de Arte Cultura, Cidadania e Educação) e Projeto Cazuza.
Neste dia, a turma foi dividida em equipes com quatro pessoas onde cada uma dessas equipes ficou responsável de confeccionar: folders com frases, os cartazes do evento, o modelo de propaganda para divulgação do evento, e iniciou-se a confecção do mural.
No dia 25 (vinte e cinco) observamos a segunda aula onde a professora continuou o assunto de Funções da Linguagem (com as duas turmas121 e 122). Também neste mesmo dia fizemos a investigação do cotidiano escolar. Vimos a estrutura física da escola e percebemos que ela é bem ampla. Nela contém ao todo 18 salas de aula, biblioteca, banheiros femininos e masculinos (separados), laboratório de informática, sala dos professores, etc.
No dia 27 (vinte e sete) de outubro, foi feita a análise do PPP, PDE, Livro Didático e Plano de Curso.
Durante o período em que o Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do espaço escolar foi realizado percebemos que muitas das informações prestadas não condizem com o que foi observado.
Com relação ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, no questionário oferecido à coordenadora, esta disse que a escola possui PPP atualizado referente aos anos de 2009 e 2010, contudo o PPP que nos foi fornecido refere-se ao ano de 2008. A professora a qual observamos as aulas, não tem conhecimento do mesmo, justificando que quando ela chegou o PPP já estava pronto, o que não deve acontecer, pois mesmo com o PPP da escola já elaborado os professores devem ter conhecimento dele.
O PDE da escola não nos foi ofertado e em seu lugar recebemos para análise um Plano de Ação referente ao ano de 2009. Já os Planos de curso estavam em ordem contendo todas as disciplinas ofertadas às das turmas durante o ano de 2010 com os conteúdos bem detalhados.
O Plano de Aula, a professora não nos forneceu, porém a coordenação pedagógica nos relatou que sempre faz o devido  acompanhamneto com os professores, e que os planos de aula são entregues durante a semana. E, o Livro Didático estava de acordo com as normas de um bom livro, bem organizado com: sumário, instruções de uso para professor e aluno, apresentando textos, imagens, gráficos e atividades complementares.
A coordenação pedagógica deve sempre está lado a lado com os professores verificando se os mesmos estão realizando suas devidas funções. Logo, tanto a coordenação quanto a professora disseram que há um acompanhamento entre ambas, mas percebemos que muitos professores trabalham “sozinhos”.
Segundo SAVIANI (1991) “a educação é entendida como um processo que se caracteriza por uma atividade mediadora no seio da prática social global. (...) a educação está sempre referida a uma sociedade concreta”, ou seja, é preciso compromisso e responsabilidade entre os membros responsavéis em retransmitir os conhecimentos que levam à formação do cidadão.
No momento da reunião para o evento do Projeto Pacce (Projeto de Arte, Cultura, Cidadania e Educação) percebemos que poucos professores se interessem pelos assuntos tratados e alguns não apresentam dar importânia alguma ao que está sendo discutido. Já na sala de aula, os alunos se esforçam e buscam pôr em prática cuidadosamente o que cada equipe ficou responsável em confeccionar.
Segundo CURY (1989) “a educação contribui para a reprodução das relações de produção. (...) Isso se dá pela mediação de práticas sociais que concorrem para a divisão do trabalho, entre as quais as práticas escolares” (...), ou seja, um trabalho para ser bem realizado deve ser “dividido” mas cada indivíduo tem que ser responsável pelo que deve ser feito por si, para que o resultado seja positivo para os membros da instituição escolar.
Mural confeccionado pelos alunos

Professora Tatiane e a diretora Fátima Bentes

Entrada da biblioteca

Biblioteca

Troféus recebidos pelos alunos

Professora e alunos na aula de Língua Portuguesa
 

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