sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Trabalhos Téorico-Científicos produzidos no período de Orientação do Estágio

 PCN’s e o Ensino da Língua Portuguesa

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) têm como objetivo ajudar o professor a buscar novos meios para atualizar e melhorar as aulas, além de que o professor possa conhecer melhor a realidade em que vivem os alunos, para que consequentemente estes venham apresentar a sua opinião sobre o meio em que convivem.
            É preciso destacar também que nem tudo que é estabelecido pelos PCN’s, é seguido pelos professores, pois estes trabalham conforme as necessidades apresentadas pelos alunos. Por isso, é necessário que o professor busque conhecer o que foi, e o que não foi, trabalhado com os seus alunos.
Com relação à linguagem oral, é necessário que o professor venha tranalhar textos voltados à literatura, abordando tanto a linguagem padrão como a linguagem coloquial, usando métodos onde o aluno exponha através de seminários para que o professor observe a sua fala identificando suas dificuldades e ajude-o no processo de aprendizagem.
Já a língua escrita, vem incentivar o aluno a ler mais, para que ele possa também escrever mais e melhor; além de criar o gosto pela leitura e torná-la presente no seu dia a dia.
Para isso, o professor deve utilizar os meios que a escola oferece para chamar a atenção do aluno com relação a leitura como por exemplo, utilizar diversas modalidades de leitura, livros didáticos, jornais, revistas, enfim, critérios que possibilitem no desenvolvimento do gosto pessoal do aluno pela leitura.
Tendo um incentivo, o aluno buscará por meio próprio aprender como acentuar as palavras, as regras estabelecidas pela língua portuguesa, saberá procurar determinada palavra ou expressão no dicionário, tendo por fim um resultado positivo e sabendo interpretar determinado texto.
A Análise e relexão sobre a língua vem requerer  a qualidade oral e escrita do aluno com relação a um determinado texto, aprimorando meios em que chame a atenção para debates e reflexões de textos. Assim há uma observação e analise da escrita identificando acentuação, concordância verbal e nominal e outras regularidades da escrita.
Portanto, para que o ensino da língua portuguesa obtenha êxito, é essencial que o rpefessor coloque em prática as propostas colocadas pelos PCN’s, para que o aluno compreenda que o que é ensinado na sala de aula faz parte do mundo tal como ele é.
Perspectivas atuais da educação
A duas décadas do século XX ocorreram mudanças significativas no mundo, com essas mudanças surgiu a globalização e com ela a era da informação. Logo, tudo mudaria e a educação não poderia ficar  de fora desse novo contexto. A educação faz parte da vida de todoas as pessoas independetemente de idade, cor, raça, por isso “não há idade para se educar, (...) a educação se estende pela vida e ela não é neutra”.
Com tantos avanços muitos educadores chegam a se questionar sobre seu próprio futuro, até com certo “medo” de acabar sendo “trocado” por uma nova tecnologia. Mas é nesse momento que o seu papel como educador realmente ganha destaque, pois, mesmo com muitos avanços (sendo eles tecnologicos ou não) a educação tradicional sobrevive até hoje. Assim, é necessário que o professor trabalhe tanto com a educação tradicional quanto com  a nova, fazendo uma união entre ambas.
Unir esses dois modos de ensino facilita o trabalho do professor e também incentiva o aluno (principalmente crianças e adolescentes que em sua maioria se focam no meio virtual) nos estudos, pois usa uma linguagem presente no seu cotidiano, na sua “cultura digital”. Por isso é preciso que a escola, o (s) professor (res), se adpte (m) as novas metodologias de ensino-apredizagem que surgem a cada momento, pois assim o educando não terá em mente que o papel  da escola é só o de ensinar a pensar, pelo contrário, ele terá em mente que a escola  lhe oferece novos caminhhos a seguir.
É importante ressaltar também os avanços no ensino à distância. As pessoas agora  estudam onde estiverem  não é preciso mais nem sair de casa. Estamos na era do conhecimento, eis então a importância de se ter o acesso à informação tecnológica que está presente tanto no dia a dia do professor como no do aluno, ajudando-os a se “equipar” melhor na sociedade.
O espaço escolar tem que iincentivar, inovar, produzir, construir, reconstruir, enfim tem que se planejar para atingir seus alunos e fazer com que a educação ofertada à eles transforme-os em verdadeiros cidadãos. Para o desenvolvimento da educação, não basta apenas adaptar-se às novas modernidades tecnológicas, mas é preciso provocar a vontade de transformá-la sendo que dela depende o futuro.
Os educadores são presenças essenciais na educação. Professor tem que se arriscar, tem que saber trabalhar coletivamente, tem que saber se comunicar, resolver conflitos e ter estabilidade emocional. E, para que hajam resultados positivos, é preciso saber avançar com a globalização, mas principalmente saber utilizá-la a favor de uma educação sustentável para crianças, jovens e adutlos.
 



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